Cabo de aço para elevadores: quando trocar?

O cabo de aço para elevadores é uma parte importante do sistema de tração do equipamento para garantir a segurança dos moradores e usuários do edifício.

De acordo com um artigo, é o meio de transporte mais seguro do mundo, seguido por aviões e trens.

Embora possa ser seguro, não é difícil encontrar artigos na mídia relacionados a supostos elevadores causando acidentes ou até mesmo fatalidades devido a cabos quebrados ou defeituosos.

Como todo equipamento, sofre desgaste ao longo do tempo e uso. Portanto, todos os apartamentos devem ser mantidos adequadamente e os elementos substituídos e passar por manutenção de elevadores SP .

Quer saber por que é quando precisa substituir os cabos de aço do seu elevador? Leia e confira da Empresa de elevadores SP.

Cabo de aço para elevadores: Quando fazer a troca

Tão durável e seguro quanto um cabo de elevador, ele se desgasta com o tempo e com o uso, assim como qualquer outro elemento que compõe equipamentos e máquinas.

De acordo com a NBR NM 207/99, a substituição desses elementos é necessária porque em determinado momento, devido ao uso diário, atingem o limite de desgaste e fadiga.

Quando o cabo de aço para elevadores deve ser substituído? Você encontrará muito conteúdo e guias no mercado que dizem que o período de troca é de 10, 15 ou até mais de 30 anos.

Mas essa questão é muito relativa, porque antes de tudo envolve todo o processo de instalação. Dessa forma, se a produção não for boa, afetará definitivamente a vida útil do fio.

A manutenção mensal também é importante para limpá-los e lubrificá-los, o que prolonga sua vida útil e garante maior segurança ao sistema.

O uso adequado também contribui para uma vida útil mais longa. Carga excessiva e abuso podem comprometer sua integridade.

A quantidade diária de viagem que um elevador faz também pode causar desgaste.

No entanto, existem alguns sinais de que é o momento certo para substituir os cabos, como:

Pode-se observar que o fio quebrado atinge 6 fios em uma etapa ou 3 fios em uma única perna.

  • O cabo está severamente corroído,
  • O desgaste do fio externo é maior que 1/3 do seu diâmetro original,
  • O diâmetro do cabo é reduzido em mais de 5% em relação ao seu diâmetro nominal,
  • Alta temperatura ou outro dano, deformação ou deformação do cabo (como dobrado, amassado ou “gaiola de pássaro”) requer uma nova substituição do cabo.

Como funciona o cabo de aço?

Um elevador com sistema de tração com cabo de aço para elevadores e contrapeso é composto pelos seguintes elementos:

Máquinas (motores), geralmente montadas no telhado de um edifício,

  • Polia,
  • Cabo de tração ou cabo de aço,
  • A cabine, onde as pessoas entram ou carregam carga.
  • Esses cabos têm a função de sustentar a nacela suspensa da passarela, o espaço aberto por onde passam os elevadores entre os andares.

Eles também são responsáveis ​​por movimentar a estrutura cada vez que o usuário aciona para subir e descer, suportando todas as cargas em seu interior e usando roldanas como suporte durante o movimento.

Normalmente, um cabo do sistema de tração é composto por 6 a 8 cabos, que são altamente resistentes.

Como você pode ver nas fotos acima e abaixo, eles são feitos de fios de arame que são torcidos juntos, formando uma espécie de elemento resistente.

Cabo de aço para elevadores: importância da modernização 

Em geral, quanto mais antigo o equipamento, maior a necessidade de reparos e maior o custo de manutenção e substituição de componentes. Também é mais vulnerável à segurança.

Você já ouviu falar em modernização tecnológica ou modernização de elevadores? Essas soluções melhoram o desempenho e a confiabilidade dos equipamentos, tornando-os mais modernos, seguros e eficientes.

Recomendado para dispositivos que apresentam problemas frequentes, exigem peças de reposição ou até mesmo desempenho inferior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *