Por que não pode ser utilizado o elevador no incêndio?

Usar um elevador no incêndio pode colocar sua vida em risco. No entanto, é comum que, diante dessa situação, o primeiro impulso seja sair do local o quanto antes.

A maneira mais segura de fazer isso é usar as escadas de emergência e, apesar dos momentos dramáticos, é imperativo manter a calma para evitar correr e lesões por quedas.

Um dos casos mais famosos do Brasil, que acabou deixando 13 mortos, ocorreu em um incêndio no edifício Joelma, na cidade de São Paulo.

O pânico e o desespero levaram essas pessoas ao ambiente, onde foram encontradas carbonizadas e sem identificação.

Neste artigo, veremos as razões pelas quais os elevadores não devem ser usados ​​em caso de incêndio. Leia para saber mais!

Elevador no incêndio: Não se deve usar

Em nenhuma circunstância deve ser utilizada esta opção em caso de incêndio, pois o equipamento pode prender pessoas no interior.

Nossos instintos protetores nos levam a buscar soluções para os problemas, então o elevador se tornou uma oportunidade e Empresa de elevadores SP, em nossa opinião, no início foi a melhor opção para nos protegermos.

A situação é ainda mais atraente quando alguém com mobilidade limitada, como cadeirante ou bengala, vivencia o momento.

O que tínhamos em mente era que, em segundos, poderíamos escapar do fogo e estar seguros no térreo do prédio.

As vezes achar que manutenção de elevadores SP está em dia, que logo estamos seguro, a maneira mais segura de fato, é utilizar as escadas de segurança, isso pode salvar vida, em um momento assim não se pode agir pela emoção, que de fato pode se resultar em vidas fatais. 

Quais os riscos?

Há muitos perigos em optar por usar um elevador no incêndio, pois haverá uma chamada para o corpo de bombeiros, e a energia deve ser desligada primeiro para evitar uma explosão.

Os incêndios também podem causar curto-circuito nos sistemas elétricos, desligando-os e piorando a situação.

Sem energia, o mecanismo irá parar, travando a porta e prendendo o usuário até que seja resgatado ou a energia seja restaurada.

Nessas situações, é quase impossível para os socorristas trabalharem nas chamas, o que pode dificultar a visão e outras operações vitais.

Preso em tal cabine, pode ocorrer o seguinte:

  • Intoxicação por fumaça, vai invadir o poço do elevador e deixar o ambiente sem ar,
  • O fogo se espalhará e atingirá o equipamento,
  • As máquinas podem ser afetadas, e impedindo o funcionamento dos sistemas de segurança.

Elevador no incêndio: Como evacuar o prédio?

Como mencionado anteriormente, em caso de utilizar o elevador no incêndio, o melhor a fazer é utilizar as escadas de um edifício protegido por portas corta-fogo.

Caso o ambiente tenha brigada de incêndio, siga as orientações e orientações, procure manter a calma e ajudar quem estiver em maior dificuldade.

Antes de abrir qualquer porta, verifique sua temperatura tocando a maçaneta com as costas da mão. Se estiver quente, não ligue porque há uma chama do outro lado.

Se você precisar abrir uma janela para escapar, certifique-se de fechar outras aberturas, pois a entrada de ar pode trazer gás e chamas para o interior da sala em que você está.

Se você iniciar o processo de entrar na fumaça, abaixe o corpo para evitar inalar o gás que tende a ficar no teto. Por último, não se esqueça que não deve escolher esta opção em caso de incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *